Modelos Económicos e Previsões
Os bons conselhos não consistem em dizer o que fazer, mas em fornecer o conhecimento e meios adequados para que possamos tomar as melhores decisões.
Qual a proporção dos proveitos da extracção de recursos à qual os governos têm direito, a curto e a longo-prazo?
Como administrar a tributação de companhias de extracção de recursos naturais?
Quão sensíveis devem ser as taxas de imposto relativamente às alterações nos preços
de mercadorias?
É possível os governos optimizarem os impostos cobrados, ao mesmo tempo que encorajam as companhias de extracção de recursos naturais a investir milhares de milhões de dólares em projectos que poderão durar décadas?
Como podem os rendimentos fiscais futuros
serem incorporados numa estratégia orçamental e num enquadramento macro fiscal que beneficie gerações futuras?
Estas são questões importantes que exigem respostas políticas complexas e um nível de previsibilidade que apenas pode ser adquirido com o auxílio de técnicas e instrumentos modernos, que ajudem a interrogar o passado e a interpretar o futuro.
Ae possui conhecimentos ímpares, na construção de ferramentas económicas e de previsão, que permitem modelar a evolução e a geração de riqueza do sector de extracção de recursos naturais de um país, estabelecendo ligações com o potencial crescimento económico como um todo. Com base em conhecimentos adquiridos junto da própria indústria e no meio académico, reunidos ao longo de vários anos, a Ae desenvolveu modelos económicos para os recursos naturais, em formatos acessíveis que fornecem às instituições governamentais a informação prévia de que necessitam e os meios para analisar e interpretar os respectivos resultados.
Uma política económica sólida não se baseia apenas em boas intenções.