Consultoria Estratégica

A função de um Governo é solucionar grandes problemas. Ao definir as políticas certas e seleccionar os recursos adequados os Governos podem garantir que as soluções encontradas chegarão àqueles que mais delas necessitam.

 
 
 

A gestão da riqueza dos recursos naturais é uma das poucas áreas da política económica onde as más decisões podem ter um grave impacto para o crescimento e desenvolvimento económico de um país, ao longo de várias gerações. Muitos países têm volumes de recursos naturais significativos, mas nem sempre estão totalmente preparados para lidar com o influxo resultante da riqueza dos recursos, e nem sempre possuem os conhecimentos necessários para gerir essa mesma riqueza.

Estes desafios são agravados pelo facto de as companhias da indústria de extracção de recursos, como é o caso do sector do gás e do petróleo, operarem muitas vezes num ambiente remoto da restante economia e com ligações mínimas ao sector não-extractivo. Utilizam os seus próprios técnicos e especialistas fiscais para gerar riqueza a partir da extracção de recursos e, por vezes, os governos não têm consciência da forma como essa riqueza é gerada ou qual a proporção da mesma que devem partilhar.

O desafio para os governos, que desejam compreender a forma como o sector de extracção de recursos naturais pode ser utilizado para criar benefícios económicos a longo-prazo, reside no desenvolvimento de um nível de capacidade institucional equiparável ao existente na própria indústria. Alcançar esta capacidade permite a um governo conceber políticas para o desenvolvimento sustentável, estabilizar a economia, desenvolver o sector não-petrolífero e, em última instância, utilizar a riqueza como fonte de rendimento permanente depois de os recursos se esgotarem.

A Ae é uma companhia independente que apoia governos na administração do sector de recursos naturais. Ajudamos a desenvolver as capacidades económicas e fiscais necessárias para garantir que a economia em questão beneficia adequadamente da extracção dos recursos naturais.

A questão para os donos de recursos naturais não é a produção, mas sim
a exaustão.